CRAS APOIAM FAMÍLIAS A SUPERAR A VULNERABILIDADE SOCIAL

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma das ferramentas mais eficazes do governo federal para apoiar as famílias na superação das vulnerabilidades. Em todo o país, 8.292 unidades e cerca de 100 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fazem uma ponte entre o poder público e as pessoas de baixa renda, proporcionando atendimento direto ao cidadão.

A inscrição no Cadastro Único para os Programas Sociais e a inserção no Programa Bolsa Família são alguns dos serviços que as pessoas podem acessar por meio do CRAS. Informações sobre direitos como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Carteira do Idoso, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, também podem ser solicitadas nestas unidades.

O Centro de Referência ainda oferece ações não necessariamente relacionadas às dificuldades de renda. São vulnerabilidades que estão associadas ao território e do ponto de vista individual que as pessoas vivenciam, como alguém que chegou no bairro e não tem vínculo com aquele local, por exemplo. O CRAS é o lugar onde elas podem participar de atividades coletivas, conhecer outras famílias e partilhar suas experiências.

As unidades também disponibilizam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do Governo Federal - como de saúde e educação. Ele vai fazer atividades que fortaleçam o caráter protetivo da família, a promoção da autonomia, o encaminhamento para outros serviços e para outras políticas públicas. É um espaço estratégico.

Nestes centros, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as pessoas também podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

FONTE: Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Mais em Assistência Social